Pesca Industrial no Brasil: Onde Encontrar os Materiais que Você Precisa?

LONTRO  e foi criada para buscar, ao redor do mundo, o que há de melhor em artigos da pesca industrial. Prezamos pelo atendimento personalizado e sem demora a todo o teritório nacional com produtos de primeira qualidade e preço justo.

 

Com atividades iniciadas desde 1958 no bairro da Ponta d´areia, em Niterói, a Lontro & Cia foi fundada por Diniz Gaspar Lontro, imigrante português que atuou na Pesca Industrial em toda sua trajetória profissional no Brasil.

 

Estando sempre acompanhado de sua esposa Maria, teve em seu filho José Augusto, o Zeca, que deu continuidade ao seu trabalho à frente do Bazar Santo Antônio, loja que inicialmente abastecia suas próprias embarcações e que, ao longo do tempo, passou a estender sua atuação para todo o setor naval no Brasil.

 

Hoje a empresa conta com uma filial no bairro de Jurujuba, também tradicional de pescadores, o Bazar Santo Antônio se orgulha de ser referência para a Pesca Industrial no Brasil, aqueles que trabalham e vivem no mar.

 

Entre em contato conosco através de nossos diversos canais e converse com quem fala a sua língua – Saiba tudo o que você precisa sobre Pesca Industrial Aqui!

 

 

Pesca Industrial no Brasil: O que é? – Entenda melhor lendo esse arquivo.

Responsável por uma grande parte do pescado consumido no Brasil, A Pesca Industrial caracteriza-se pela produção em larga escala e alto investimento em tecnologia.

Da mesma forma que ocorre em outros setores da indústria alimentícia, esta atividade é fortemente influenciada pela demanda do mercado, focando na captura de espécies que sejam mais lucrativas

Para entendermos os requisitos necessários à uma espécie para que esta seja considerada um bom recurso pesqueiro, viabilizando assim sua exploração, podemos citar a alta densidade da espécie, que resultaria em capturas rentáveis; considerável estoque pesqueiro e captura potencial, a fim de incentivar investimentos e manter desembarques em níveis razoáveis; e produto final de fácil comercialização.

As principais espécies-alvo da Pesca Industrial são a anchoveta peruana (Engraulis ringens), o bacalhau do Alasca (Theragra chalcogramma), o xixarro chileno (Trachurus murphyi) e a sardinha do Atlântico (Clupea harengus), todas severamente afetadas pela sobrepesca e/ou mudanças climáticas.

Segundo os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), quase 100% do pescado mundial é produzido por cerca de 20 países, dentre os quais destacam-se a China (como o maior produtor mundial), o Peru, Chile e Japão.

Em relação às nações latinas estão Chile e Peru, onde a captura de pescado ocorre na área de ressurgência do Pacífico Sul, assim como na linha de costa destes países.

Lá ocorre a pesca de anchoveta peruana e xixarro chileno, duas das principais espécies-alvo da indústria pesqueira, que, embora apresente embarcações adaptadas para alto-mar, captura cerca de 50% do pescado convencional comercializado no mundo em zonas de ressurgência e plataforma continental.

Entre as principais técnicas de captura utilizadas pela Industria Pesqueira, estão redes de cerco de grande porte, e espinhéis com 130 km de extensão e milhares de anzóis.

Pesca Industrial no Brasil: Como Ela Está Crescendo?

Nos últimos anos a Pesca Industrial tem recebido uma atenção especial no cenário mundial em decorrência do crescimento da demanda por alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura saturada.

Dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com números que chegam a um total de 160 milhões de toneladas de pescado, provenientes tanto da aquicultura quanto da pesca.

O pescado é um dos alimentos mais exportados mundialmente, possuindo um desempenho econômico superior as demais culturas, com receita de US$ 136 bilhões em 2013 (os últimos dados foram divulgados pela FAO em 2014).

A pesca também apresenta ainda a maior taxa de crescimento das exportações nos países em desenvolvimento nas últimas décadas.

No Brasil, cujo potencial ainda não é explorado como poderia, a produção do pescado tem números modestos. As Políticas públicas podem ajudar a reverter este cenário agregando maior competitividade à cultura frente aos demais produtos.

Os dados disponíveis nos revelam que 31% da Pesca Brasileira é artesanal, um tipo de pesca que tem como principal característica a mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte, em canoas ou jangadas.

Outros 69% da Pesca Industrial que é captura de pescado, utiliza navios de grandes dimensões, geralmente bem equipados, dispondo de redes potentes.

 

Pesca Industrial no Brasil: Qual a diferença entre a Pesca tradicional e a Industrial?

Para você poder entender melhor a diferença a Lontro preparou para você esse arquivo com tudo o que você precisa saber sobre Pesca Industrial no Brasil, continue lendo e saiba mais.

Podendo ser praticada como lazer ou como meio de subsistência e também, utilizada para consumo próprio ou para venda em pequenos mercados a Pesca Tradicional é a pesca que utiliza os métodos mais antigos e simples.

A pesca tradicional pode ser uma atividade feita por apenas um pescador ou por apenas uma pequena tripulação.

Quando se utilizam as embarcações, são de dimensões reduzidas, adaptadas a uma navegação costeira. Quando possuem motor, este é geralmente fora de borda e os métodos utilizados para a conservação do pescado são a seca, salga ou fumagem!

 

Já a Pesca Industrial, É o tipo de pesca que utiliza meios tecnológicos mais evoluídos, a tripulação é numerosa tendo pessoas especificas e qualificadas para cada função.

Este tipo de pesca destina-se à venda do pescado a grandes superfícies e cada embarcação, quando vai para o mar, tem bem definido o tipo de peixe que pretende pescar.

Os navios usados são sofisticados, preparados para navegar grandes distâncias e aguentar as piores condições de mar. São equipados com diversos equipamentos de deteção e conservação do pescado. Estes são sujeitos a legislações e inspeções apertadas de forma a contribuir, dentro do possível, para a sustentabilidade das espécies.

Conheça a Lontro, com a máxima eficiência e sempre preparada para te atender, Entre em contato conosco e converse com quem fala a sua língua – Aqui você encontra tudo o que você precisa saber sobre Pesca Industrial!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *